sábado, 14 de agosto de 2010

MODELO DE FICHAMENTO DE LEITURA

MODELO DE FICHAMENTO DE LEITURA

Caro aluno,

Tenho a satisfação de apresentar-lhes um modelo de fichamento que poderá ser adotado por vocês tanto na íntegra, quanto adaptado à suas necessidades, bem como servir de estímulo para que elaborem outro totalmente diferente, desde que se prove útil.

Primeiramente, vale destacar que muitos de nós professores continuamos a usar a palavra fichamento, apesar deste termo estar ligado ao mundo da era pré-informática. À época isto queria dizer fazer registro da leitura em pequenas fichas, que eram armazenadas em um fichário. As fichas se prestam a auxiliar o aluno a destacar questões centrais da leitura e participar das discussões em sala de aula, aspectos não compreendidos, termos identificados pela primeira vez etc. Apesar de nos encontrarmos na era da informática, a idéia essencial continua sendo a mesma, uma vez que é possível imprimir o fichamento elaborado no computador, com a vantagem de poder alterá-lo, o que, em tese, ajuda ainda mais o usuário.

Em segundo lugar, quero deixar claro que o fichamento é uma ferramenta didática que permite ao professor conhecer o cuidado do aluno em relação à leitura solicitada, mas ajuda muito mais ao próprio aluno (quando é bem elaborado), pois lhe assegura um método de aprendizado por intermédio da leitura. Portanto, espero que este recurso não seja encarado como obrigação imposta pelo professor para aferir o compromisso com leitura (embora também o seja em certa medida).

A elaboração de um bom fichamento, o qual não deve ser confundido com um resumo, permite ao estudante alcançar ao menos três (3) objetivos, a saber:

1) utilizá-lo em sala de aula na discussão do texto;
2) servir de estudo para melhor domínio do conteúdo, comparando-o a outros textos afins, e, ainda;
3) guardá-lo para uso futuro na forma de consulta, dispensando a necessidade de ter de refazer toda a leitura (levando em conta que muitas vezes não adquirimos a obra).

Para que o item 3 possa ser eficaz é preciso que o fichamento seja bem feito de maneira a despertar rapidamente suas lembranças. Você poderia pensar, mas por quê irei precisar disso no futuro? Talvez sua própria curiosidade intelectual possa levá-lo a necessitar deste recurso em um momento que esteja fazendo a leitura de outra obra que tenha, eventualmente, conteúdo similar. Pode, igualmente, servir de exemplo para trabalhos profissionais.

Assim sendo, passo a listar algumas exigências básicas para se fazer um bom fichamento:

1
Identificar a Fonte da Leitura (Livro, Tese não publicada, Artigo em revista etc);
1.1
Ano da Publicação (ou do documento, caso não tenha sido publicado);
1.2.
Nome da Editora (em caso de ter sido publicado);
1.2.1.
Número da Edição e/ou da impressão (nem sempre existe em publicações mais antigas);
1.2.2.
Número de páginas (do livro e/ou da parte lida).
1.3.
Título da Obra;
1.3.1.
Título da Obra no Original (em caso de obra estrangeira. Está na ficha catalográfica)
1.3.2
Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou sub-título, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);
1.4.
Localização da obra (se obtida em biblioteca, da propriedade do próprio aluno etc);
1.5.
Nome do Autor (ou autores) e/ou do Organizador;
1.5.1.
Nome do Tradutor (no caso de ser uma obra escrita originalmente em outro idioma);
2.
Tema da Obra (Administração, Sociologia etc.);
2.1.
Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);
2.2.
Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);
2.2.1.
Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);
3.
Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde copiou);
3.1.
Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;
3.2.
Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);
4.
Glossário de palavras e conceitos (há semelhança com o item 3.1.,mas há ligeira diferença);
5.
Comentários do aluno sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.).
5.1.
Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).

Quanto a forma de elaboração do fichamento, penso ser apropriado que este seja feito com ao menos duas (2) colunas para melhor divisão e clareza, mas não mais do que quatro (4) a fim de não torná-lo detalhado demais. O modelo que apresento parcialmente abaixo dispõe de três (3).

Itens
Conteúdo
Observação do Aluno
1. Tipo de Obra
Livro

1.1 Ano da Publicação
1999

1.2. Editora
Paz e Terra

1.2.1. Edição
1ª Edição

1.2.2. Páginas
530 páginas

1.3. Título
O Poder da Identidade
Trata-se do volume II de uma mesma obra publicada em 3 livros.
1.3.1. Título original
The Power of Identity

1.3.2. Título do Capítulo.
Capítulo I – Paraísos Comunais: identidade e significado das Sociedades em Rede (pág. 21 a 92).
Li parte do capítulo, que foi solicitado pelo professor, mas que não apresentava subdivisão.
1.4. Localização
Biblioteca da Fundação Escola Sociologia e Política
Há três exemplares na biblioteca, mas o que obtive é o que se encontra em pior estado.
1.5. Autor
Manuel Castells

1.5.1. Tradutor
Klauss Brandini Gerhardt

2. Tema
Mudança Social, Sociologia

2.1. Palavras-chaves
Capitalismo; Cultura; Conflitos; Etnias; Identidade; Mudança Social; Poder; Povos.

(....)
(....)
(...)
5. Comentários
Considerei a obra difícil seja por se tratar de um tema que eu desconhecia, mas também pela quantidade de termos novos para mim. Entretanto, aprendi bastante depois de fazer uma segunda leitura e constato que o autor trata da profundidade da mudança social no mundo globalizado e o quanto isto impacta na cultura dos povos e na sua existência. Em minha opinião, Manuel Castells tem uma visão bem pessimista sobre este processo, embora admita que alguns processos bem interessantes também ocorram.

5.1.
Quero saber a opinião do professor sobre esta obra. Será que ele considera que o autor tem uma opinião muito negativa da mudança social sobre as sociedades?


Finalmente, tenho a expectativa de que a partir do modelo acima você se sinta estimulado a fazer o fichamento. Bem, mas antes do fichamento, o melhor mesmo é fazer uma leitura bem atenta. Boa sorte.
***



Blog de um estudante de letras da USP.

http://blog.cybershark.net/letras/5


Nessa aula a profa apresentou seu e-mail, para tirar dúvidas: zildaquino ARROBA terra.com.br, e a seguir fez uma discussão sobre fichamento, detalhando os tópicos dado no programa:
Orientações sobre fichamento:
1.Objetivos do fichamento
a) Recolher dados, informações que uma obra pode nos oferecer;
b) organizar materialmente essas informações de modo que o trabalho a ser elaborado se desenvolva melhor e de maneira mais rápida;
c) assegurar a retenção daquilo que se quer conservar – a memória interna é frágil – os apontamentos são como uma memória exterior.
2.Normas práticas para assegurar um fichamento eficiente
a) colocar a referência bibliográfica completa da obra no cabeçalho da ficha ou folha;
b) ter em vista os objetivos do trabalho, procurando anotar somente os dados sucetíveis de fornecer elementos sobre o problema formulado;
c) fazer uma leitura prévia de todo o texto para ter uma idéia geral do assunto tratado de modo a evitar redundâncias nas anotações;
d) sublinhar os pontos principais ou anotar o que mais interessa, registrando a página do livro em que se localiza tal afirmação. As citações textuais devem vir entre aspas. As idéias pessoais que surgirem durante a leitura podem ser colocadas no final da página, ou anotadas de modo diferente no computador.
e) para produzir um bom fichamento, é necessário saber distinguir o essencial do acessório. Evite acumular material excessivo, fazendo os apontamentos com reflexão e sobriedade. Sã mais importantes as idéias gerais que as particulares, os detalhes, ou os exemplos;
f) aconselha-se utilizar frases ou palavras próprias e o cuidado de reproduzir com fidelidade o significado do que o autor expressa.
3.Estrutura do fichamento
a) referência bibliográfica completa no cabeçalho (segundo a ABNT)
b) resumo do conteúdo geral do artigo, do capítulo ou do livro (abstract)
c) estudo das idéias mais importantes do texto, utilizando-se de palavras próprias e ilustrando com citações de trechos importantes do texto que podem ser registrados entre aspas, ou en itálico, ou com fonte menor e recuo das margens maior que o do parágrafo, devendo-se anotar, sempre e entre parênteses, as páginas em que se localizam.
Normas técnicas
As citações, bibliografia e mais devem seguir as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). http://www.abnt.org.br. As normas para bibliografia em vigor são as definidas na NBR-6023/2000, que podem ser vistas em http://www.usp.br/ip/biblioteca/nbr_6023.htm.
A disciplina, porém, adota uma modificação destas normas: o ano de publicação deve ser colocado entre parênteses após o nome do autor, e não no final, após vírgula.
A profª enfatizou o ponto de que a citação de outro autor deve estar entre aspas se consistir de poucas linhas (até 3), seguida do nome no formato (Autor, Ano:página). Caso a citação seja de um parágrafo inteiro este deve estar separado do texto com um recuo à esquerda maior e fonte menor (geralmente 11). Também colocar o nome do autor no mesmo formato.
Indicou que serão pedidos 10 fichamentos para uma semana antes da prova, dos quais um será escolhido aleatoriamente para avaliação.
A nota será composta por:
Fichamento: 2 pontos
Prova: 4 pontos
Trabalho em grupo: 4 pontos
Foi pedido para a próxima aula o fichamento do texto já lido:
Leite, M. Q. (2002). O problema da variação. In: Língua portuguesa. PEC – Construindo sempre- USP/CENP/SEE/SP, p. 13-16.
Esse fichamento não terá nota, mas será corrigido para que o aluno tenha noção de onde melhorar e se está errando em algo.

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