sábado, 14 de agosto de 2010

MODELO AMBIENTAL E METAPARADIGMA DE ENFERMAGEM DE NIGHTINGALE

MODELO AMBIENTAL E METAPARADIGMA DE ENFERMAGEM DE NIGHTINGALE

Nightingale não inventou ou definiu os quatro principais conceitos usados para organizar a teoria de enfermagem. Eles evoluíram de uma análise do currículo de enfermagem (Falco, 1989). Apesar da aplicação de convenções modernas à sua estrutura, nem todos os conceitos foram abordados especificamente por Nightingale.
Dessa forma, os escritos de Nightingale foram analisados para identificar suas definições desses conceitos.
Enfermagem - Segundo Nightingale o que a enfermagem tem a fazer, é colocar o paciente na melhor condição para que a natureza aja sobre ele. Ela encarava a medicina e a cirurgia como removedoras das obstruções à saúde para permitir que ela fosse devolvida pela natureza à pessoa. Declarava que a enfermagem “deveria significar o uso apropriado de ar fresco, luz, aquecimento, limpeza, silêncio e dieta adequadamente escolhida e administrada, tudo com o menor gasto de energia vital do paciente”.
Com base na sua definição de enfermagem, pode-se definir da seguinte maneira ser humano, ambiente e saúde.
Ser humano- Os seres humanos não são definidos, especificamente, por Nightingale. São definidos em relação ao seu ambiente e ao impacto do ambiente sobre eles.
Ambiente- O ambiente físico é salientado por Nightingale em suas obras. Ela enfocava a ventilação, o aquecimento, o ruído, a luz e a limpeza. Seus escritos refletem um modelo de saúde comunitária, no qual tudo que circunda os seres humanos é considerado em relação ao seu estado de saúde.
Saúde- Nathingale acreditava que a patologia ensina o dano que a doença fez e nada mais. Declarava: “Nada sabemos sobre a saúde, o positivo do qual a patologia é o negativo, exceto pela observação e experiência” Acreditava que a “natureza cura sozinha”. Segundo a sua definição de que a arte da enfermagem é “desfazer o que Deus fez doença”, a meta de todas as atividades d enfermagem deve ser a saúde do cliente. Ela pensava que a enfermagem deveria proporcionar atendimento tanto aos sadios quanto aos enfermos e defendia a promoção da saúde como uma atividade na qual as enfermeiras deviam participar.
O papel da enfermeira é colocar o cliente na melhor posição para que a natureza aja sobre ele, encorajando assim a cura.
NITHINGALE E O PROCESSO DE ENFERMAGEM
O processo de enfermagem é um método utilizado para se implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. Após a escolha da teoria de enfermagem, torna-se necessária a utilização de um método científico para que os conceitos da teoria sejam aplicados e implantados na prática.
No processo de enfermagem a assistência é planejada para alcançar as necessidades específicas do paciente, sendo então redigida de forma a que todas as pessoas envolvidas no tratamento possam ter acesso ao plano de assistência (CAMPEDELLI et al., 1989). O processo de enfermagem possui um enfoque holístico; ajuda a assegurar que intervenções sejam elaboradas para o indivíduo e não para a doença; apressa os diagnósticos e o tratamento dos problemas de saúde potenciais e vigentes, reduzindo a incidência e a duração da hospitalização; promove a flexibilidade do pensamento independente; melhora a comunicação e previne erros, omissões e repetições desnecessárias.
Florence nas investigações do cliente defendia dois comportamentos essenciais para a Enfermeira. O primeiro correspondia em perguntar ao paciente o que é necessário ou desejado .Como por exemplo, se ele teve dor, onde está sentindo esta dor. Se está comendo, perguntar quando ele gostaria de comer e qual o alimento apreciado. Nithingale alertava para que a pessoa que fizesse a pergunta se preocupasse com a timidez do paciente ao respondê-las. Alertava também quanto às perguntas dirigidas e defendia a formulação de perguntas precisas. Recomendava fazer perguntas como “Quantas horas de sono teve? E a que horas da noite?” em vez de “Ele teve uma boa noite?”
A segunda área de investigação defendia o uso da observação. Ela usava observações precisas relativas a todos os aspectos da saúde física do cliente e do ambiente. As Enfermeiras devem fazer as observações pois os clientes são muitos fracos ou tímidos para fazê-las, visto que são elas que circulam em torno do modelo ambiental de Florence, isto é, do impacto do ambiente sobre o indivíduo. Por exemplo, como luz, os ruídos os odores e a cama afetam o paciente?
Os principias conceitos ambientais orientam a estrutura do instrumento investigativo, levando ao exame do impacto do ambiente sobre os clientes e à integração do corpo expandido do conhecimento científico em relação aos efeitos de um ambiente equilibrado ou desequilibrado.




































Conclusão
As teorias de Florence compreendem os conjuntos e princípios fundamentais da Arte da Enfermagem, uma ciência humana de pessoas e de experiencias com campo de conhecimento fundamentações e práticas do cuidar de seres humanos que abrangem dos estados de saúde aos estados de doenças, mediadas por transações pessoais,profissionais, científicas, estéticas e políticas.
Ao estudarmos as teoria de Florence observa-se o uso que ainda hoje de ensinamentos sistematizados no século passado pela Florence Nightingale, idealizadora da primeira escola profissional de Enfermagem. Para Julia B. George as enfermeiras devem encarar uma teoria de enfermagem como uma forma de relacionar conceitos através do uso de definições que seja úteis ao desenvolvimento da prática educacional.
Florence formulou a teoria ambientalista, que determina a um ambiente erapeutico cinco pontos essenciais: ar puro, água pura , rede de esgotos eficiente, limpeza e ilumunação- garantia ao doente melhores condições de recuperação. Florence também salientou que as enfermeiras aliviarar e evitar
o sofrimento e a dor desnecessária

Nenhum comentário:

Postar um comentário